Abastecimento

Nível da Barragem Santa Bárbara começa a cair

Água já está 74 centímetros abaixo do vertedouro e há previsão de estiagem. Autarquia conta com a colaboração dos pelotenses

Jô Folha -

Após uma primavera registrando precipitações abaixo da média e o aumento no consumo de água devido ao calor, a barragem Santa Bárbara já começa a sentir os reflexos da falta de chuvas. Atualmente, o nível da água está 74 centímetros abaixo do vertedouro. E com a previsão de estiagem para o verão, é ainda mais necessária a conscientização dos pelotenses.

Responsável por abastecer 60% da cidade, a água captada na Santa Bárbara atende as regiões do Centro e partes do Fragata, Três Vendas e do Areal. A última vez que o nível do reservatório passou o vertedouro foi no final de outubro. Desde então, apresenta diminuição diária - em média, são dois centímetros a menos ao dia. "O Sanep sempre está em alerta no que se refere ao abastecimento de água do município. O nível dos mananciais, naturalmente, está inserido nas questões que norteiam as ações da autarquia nesse sentido", comenta a diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina.

Apesar do cenário de incertezas, Michele lembra que o nível do reservatório está diretamente relacionado à quantidade de chuvas que atingem Pelotas e cidades próximas, já que as águas de arroios e córregos vizinhos desaguam na barragem. Na última semana, por exemplo, houve precipitações e o índice da Santa Bárbara apresentou melhora.

Nível já chegou a mais de quatro metros negativos

Em junho do ano passado, a forte estiagem fez com que o índice da barragem chegasse à marca histórica de 4,40m abaixo do vertedouro. Mesmo em um período crítico, Michele lembra que não foi necessário racionamento. "A principal dificuldade diante da seca de 2020 foi captar a água bruta com o padrão de qualidade necessário para passar pelo processo de tratamento", comenta.

A responsável pela autarquia ainda conta que este ano, durante o inverno - que foi de tempo seco -, o nível chegou a 1,26m negativo e que, apesar de preocupante, no momento não há expectativa de estiagem semelhante a do ano passado. Em busca de diminuir os impactos da falta de chuvas, ao longo do ano foram realizadas intervenções para aprofundar o ponto de captação e qualificar o tratamento da água, garantindo o fornecimento com os níveis de potabilidade ideais.

População pode colaborar

Para conscientizar os pelotenses sobre o consumo consciente, uma campanha será lançada em breve pelo Sanep. Com o nome de #BoraEconomizar, a iniciativa terá o objetivo de mobilizar a população por um verão marcado também pela sustentabilidade e mostrar que, mesmo não estando em uma situação crítica, pequenas mudanças de hábito são importantes para a preservação dos recursos. Ações como o reaproveitamento da água utilizada na lavagem de roupas, limpeza do pátio ou da calçada são exemplos do que pode ser feito.

"O comprometimento de todos para a preservação dos recursos naturais é de suma importância projetando a temporada de verão, que é um período em que o consumo aumenta consideravelmente e, portanto, os desafios são maiores para o sistema de abastecimento", finaliza Michele.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Habitação social no limbo em Pelotas Anterior

Habitação social no limbo em Pelotas

Saúde de Pelotas já projeta 2022 Próximo

Saúde de Pelotas já projeta 2022

Deixe seu comentário